Por que as pessoas Emigram?

Atualizado: 26 de ago.

Você já se fez essa pergunta? Já pensou nos motivos que levaram você, um amigo ou familiar a ir embora do seu próprio país?



A pauta da imigração está novamente em voga em todo mundo. Isto porque estamos já há pouco mais de 3 meses assistindo ao terror da guerra na Ucrânia. Século XXI, ano 2022 e estamos falando novamente sobre União Soviética.


Ao longo desses 3 meses de guerra, nós brasileiros nos envergonhamos com o posicionamento do nosso governo. Porém, nos emocionamos também com o Governo Português se dispondo a receber e acolher o povo Ucraniano. Tem como não ficar com o coração dividido? 🇵🇹❤🇧🇷


Portugal, por diversas razões, ainda faz juz ao título de 3⁰ país mais pacífico e mais seguro do mundo. Mesmo sem as melhores condições para acolher, receber e empregar, Portugal mais uma vez  se dispôs a abrir as portas para imigração.


Os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples. As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca etc. Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde, para continuarem vivas.


Os movimentos migratórios são mais intensos nos países com mais desigualdades regionais, naqueles onde poucas áreas muito ricas dividem o espaço com outras muito pobres. São varias as razões para a migração. Estas vão desde a segurança, a demografia, direitos humanos violados, à pobreza, às alterações climáticas, etc.


Mas a questão aqui é, independente das ações e ajudas sociais dos governos em geral, a postura do povo em relação ao imigrante é fundamental no processo de aceitação de tantas divergências e diferenças socio-culturais. Combater a xenofobia diariariamente é de suma importância.


Então me diz, você é tolerante a Imigração? No cenário atual, você está disposto a se solidarizar, acolher e receber novos imigrantes em sua terra natal?




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo